Gatos : Cuidados Nescessários

Ainda não tinha criado um post sobre animais, mas como vou ter uma amiginho (a) não sei ainda, vamos lá!!
(esse aqui é bem parecido com o meu)


Aproveitando isso , resolvi escrever aqui algumas dicas de como criar gato , geralmente é muito difícil ter animal de estimação, mas seguindo essas dicas dá pra ter sem problemas nenhum .
(importante
é saber que quando resolvemos ter um animalzinho isso acarretará novas responsabilidades , então , se você não está muito afim de  ocupar  seu tempo mais um pouco , então , é melhor não se aventurar), para começar por esse post , tenho  convicta  noção de que só chegará ao fim das linhas desse " tutorial " aquele que realmente quer se informar sobre os bichanos , então que estiver animado lá vomos nós .

Por natureza os gatos preferem a liberdade e espaços abertos às limitações da vida num apartamento. No entanto se forem habituados desde pequenos, a casa acaba por significar para eles o seu território e, ao mesmo tempo um espaço onde gozam da sua "liberdade". O mais importante para o seu gato é a ligação que tem consigo ou com outro gato que com ele partilhe o seu território. Mesmo na casa mais pequena, os gatos conseguem emular o comportamento que teriam em liberdade.
Ingredientes:
1 Caixinha de areia
1 Coleira (guizos e sininhos são opicionais)
2 Tigelinhas (uma para comida e outra para água)
No mínimo 1 arranhador
Brinquedos à vontade
1 Caminha ou cestinha fofa e confortável
Ração para filhotes
Shampoo anti-pulgas
Colônia anti-odor
1 escovinha para pelo
Muito amor, carinho e paciência

Modo de fazer
Junte todos os ingredientes na batedeira Ops receita errada!
Vamos aos cuidados :

Segurança  

Vamos visar a segurança do bichamo ,preste bastante a atenção com janelas , portas ou qualquer outro caminho que ligue seu apartamento á área externas . Se por acaso tenha varandas ou sacadas providencie o mais rápido possível telas de proteção , não deixe suas portas com brechas em que eles possam fugir , lembre-se felinos são super flexíveis e uma fenda com metade do tamanho dele já é o suficiente para escapar .

 Higiene dos gatinhos

Caixinha de areia e… banho?!
Uma vantagem que eu vejo dos gatos sobre os cachorros é que você nao precisa gastar horas, dias e tapetes até que seu filhote aprenda a fazer xixi e cocô no lugar certo! Os gatinhos precisam de uma bandeja sanitária própria para gatos  e de areia higiênica. “Posso usar areia comum?” até pode, mas só se for  em último caso, porque a areia comum gruda nas ‘partes intimas’ de seu gatinho e nas patinhas também, asim torna-se fonte de contaminação… mas, se você estiver disposto(a) a limpar seu gatinho (inclusive as patinhas, que enchem a casa de areia) cada vez que ele for fazer um pipizinho, serve.

 Mas o ideal é a areia higiênica, vendida em várias marcas, tamanhos, tipos e sabores! A grande facilidade da areia higiênica é que ela forma “gruminhos” em volta do xixi, ficando muuuuito mais fácil de limpar a caixinha de areia. Sem contar que algumas marcas ainda eliminam qualquer cheirinho ruim!
Todo dia você deve recolher os “gruminhos” com uma pá especial ou luva de procedimentos (aquelas luvas brancas de látex – luva de médico) e ir recolocando areia para que sempre permaneça uma camada de 5 cm no mínimo. E mais ou menos uma vez por semana troca-la por completo , aproveitando aí para lavar a  bandeja e aplicar muito desinfetante .


 “Mas como eu ensino meu gatinho a usar a caixa de areia?”  Não precisa! Gatinhos já vem com essa habilidade “de fábrica”. É só você deixar a caixinha de areia em um lugar fácil, visível e longe de fontes de água e comida. De preferência um espaço bem arejado. O gatinho só deve ser ‘apresentado’ à caixinha de areia na hora que for fazer xixi e aí, uma vez que ele saiba onde está a caixinha ele já corre prá lá sempre que necessário! Fácil, rápido e indolor. Se sua casa for muito grande, é legal que tenha mais de uma caixinha de areia, para que o gatinho não precise andar aquela ‘lonjura’ toda quando precisar.


 E quanto ao banho?! Em geral o gatinho se limpa sozinho, mas se você quiser uma ‘limpeza profunda’ pode sempre optar por um banho. Acostumando o gatinho com a água desde cedo, facilita muito na hora de dar um banho quando ele for adulto. Água morninha, sem usar produtos com cheiro forte e muito amor, carinho e paciência são fundamentais, lembre-se de colocar um algodãozinho nos ouvidos para que não entre água .
Depois do banho caprichado, sem pressa , limpe com cotonete e soro fisiológico a parte das orelinhas , mas atenção para não limpar o ouvido , apenas as orelhinhas . Dê banho a cada 15 dias e aproveite para pente - alo depois para retirar os pelos mortos . 
O primeiro banho tanto pode ser uma experiência agradável e limpinha quanto uma tortura. Muito cuidado ao manusear o gatinho na hora do banho. Tudo deve ser feito sempre com muita delicadeza, evitando traumas para o gatinho e arranhões e mordidas para você!



Adestramento de gatinhos:

Lembrando que é que nem cachorro: quanto antes você ensina mais fácil de aprender. É muito parecido com o adestramento de cães, mas os gatinhos costumam ser mais…hum….independentes. Então vão aí umas dicas básicas:

* Ensinar o gato a não subir no sofá, não arranhar os móveis, ou não fazer alguma outra coisa ‘errada’: Isso exige paciência! Você solta seu gatinho no “local proibido’ (a sala com o sofá novo, por exemplo) e fica ali, escondido só esperando pelo ato maléfico. Quando o gato se prepara para subir ou arranhar o sofá você, do seu canto escondido, emite algum tipo de som alto para assustar o animal. Pode ser bater um pedaço de jornal enrolado na parede, bater com uma colher de ferro no fundo de uma panela, dizer ‘não’ em tom firme e forte, sei lá, vai da sua criatividade. Depois de dois ou três sustos o seu gatinho já vai saber que aquela ação leva a um barulho ato que ele não gosta. E vai deixar de fazer. Lembre sempre de recompensar o gatinho quando ele fizer algo certo!
* Ensinar o gato a vir quando você chama: Tem gente que fala que o ruim de gato é que eles nunca vem quando você chama. Se você tiver um gatinho com um nome fácil e usar um tom de voz especial só pra ele (e recompensá-lo cada vez que ele vier) ele vai aprender logo a atender quando você chama. (Essa parte eu nunca consegui pôr em prática com o meu gato. Você chama ele, ele te olha com aquela cara de ‘o que é, mortal?!’ vira pro outro lado e dorme de novo…)

* Na hora de chamar para comer o item de cima também é válido. O ‘esquema’ é criar uma palavra própria para comida, numa entonação particular (pode ser “papar”, “comidinha”, “nhami nhami” sei lá…minha mãe fala “comida de gatô” e bate as tigelinhas três vezes na mesa. Os gatos vem correndo de onde estiverem na hora!).

* Petiscos, petiscos e hummmm….petiscos: Seu gatinho fez algo certo? Recompense com comida. Petisquinhos, um pouco de leite… o que ele gostar mais. Mas nunca esqueça: petiscos e amor gastronômico demais criam animais obesos! Muita calma nessa hora!

* Sentar, deitar, rolar, buscar a varetinha: Não. Isso já não dá. Não que o gato nao tenha inteligência suficiente para aprender estes comandos que nem os cães… aliás, eu acho que os gatos têm é inteligência demais pra isso. Eles devem pensar: ‘Pra que sentar se depois ele vai mandar eu levantar, e aí deitar e rolar…bah…vou é dormir que eu ganho mais…’.
O adestramento de um gato se resume em retirar ações indesejáveis e incluir ações desejáveis, mas mandar um gato sentar ou deitar é muito dificil! Tem gente que diz que conseguiu, mas eu ainda tô pagando pra ver!


Basicamente será isso, mais os cuidados variam dependendo da situação que seu bichano irá viver, é claro tem vacinas para dar, castração se gatinha *, idas regulares ao um bom veterinário, muito amor e paciência, ah é claro que quando o meu gatinho estiver um pouquinho maior eu posto as fotos aqui .
Beijooooocas até a próxima !


0 comentários:

Postar um comentário